FAQ'S

- Quando é que se inicia o contrato de seguro?
O contrato de seguros inicia-se na data indicada nas condições particulares do seguro - "data de iníco", mas apenas entra em vigor após a liquidação do "prémio do seguro", isto é, o valor a pagar pela cobertura do risco.

- Qual a documentação necessária para estabelecer um contrato de seguro?
Os documentos obrigatórios para qualquer seguro são o bilhete de identidade e o nuit (número único de identificação tributária). No entanto, dependendo do tipo de seguro e dos bens a segurar serão necessários outros documentos. Por exemplo, para subscrever o seguro automóvel será necessário, ainda a carta de condução, o título de propriedade e o livrete, bem como o comprovativo de inspecção automóvel. Para outros seguros partculares e de empresas serão solicitados outros documentos. Para saber quais, por favor contacte os serviços da moçambique companhia de seguros.

- Existe a possibilidade de fracionar o pagamento do seguro?
Sim. Dependendo do produto contratado, o seguro pode ser francionado em pagamentos anuais, semestrais, trimestrais ou mensais. No entanto, nem todos os produtos permitem o fracionamento do pagamento. Assim, para saber se é possível fraccionar o pagamento do seu contrato deve contactar os serviços da moçambique companhia de seguros.

- Deixei passar o prazo do pagamento do seguro. O que devo fazer?                                                 
Caso tenha deixado passar o prazo de pagamento do seu seguros deve contactar, com a máxima urgência, os serviços da moçambique companhia de seguros, uma vez que o seguro deixou de estar válido e quaisquer sinistros que ocorram após o limite de pagamento não estão cobertos.

- Como posso alterar o nib que tenho associado ao meu seguro?
Deve contactar os serviços da moçambique companhia de seguros.

- Como faço para cancelar o meu seguro?
O contrato de seguro pode cessar por revogação (acordo entre as partes), caducidade (termo da vigência estipulado no contrato), denúncia (oposição à prorrogação automática que tiver sido definida no contrato) ou resolução (justa causa).

- Posso alterar a forma de pagamento do meu seguro?
Sim. Para alterar a forma de pagamento do seu seguro deve contactar os serviços da moçambique companhia de seguros.

- Quais os documentos necessários para fazer uma alteração da apólice?
Depende do seguro contratado e da alteração pretendida, no entanto, precisará sempre do bilhete de identidade e o do nuit (número único de identificação tributária).

- Pretendo adquirir um seguro na mcs, como devo proceder?
Deve contactar os serviços da moçambique companhia de seguros.

- Qual o horário de funcionamento da mcs?
De segunda-feira a quinta-feira: das 8:00 às 17:30 - Sexta-feira: das 8:00 às 16:00

- Como posso contactar a mcs?
Pode contactar a moçambique companhia de seguros por telefone, e-mail ou deslocando-se a um dos nossos balcões.

- Como posso efetuar uma reclamação?
Através dos contactos indicados em www.mcs.co.mz

- A partir de que momento é que o meu seguro é considerado válido?
O contrato de seguro considera-se celebrado quando o segurador aceita a proposta do tomador do seguro ou segurado, sendo que a cobertura dos riscos tem início na data convencionada nas condições particulares do seguro. Normalmente, o segurador confirma que aceitou a proposta através da emissão da apólice ou de um certificado de seguro.

- Posso mudar de companhia de seguros em qualquer momento?
O contrato de seguro pode cessar por revogação (acordo entre as partes), caducidade (termo da vigência estipulado no contrato), denúncia (oposição à prorrogação automática que tiver sido definida no contrato) ou resolução (justa causa). Após a cessação do contrato é livre de mudar de seguradora.

- Onde posso encontrar um mediador mcs?
A moçambique companhia de seguros trabalha com os princiapais agentes e corretores do mercado. Caso necessite de informação adicional, por favor contacto os nossos serviços.

- Quero alterar a minha morada de contacto, como devo proceder?
Deve contactar os serviços da moçambique companhia de seguros.

- Como são enviados os meus avisos de pagamento dos seguros?
Os avisos de pagamento podem ser enviados por e-mail, correio ou através do seu agente/corretor. No momento da subscricção do seu seguro deve indicar quais as formas de contacto preferenciais.

- Como pago o prémio do seguro?
O seu seguro pode ser pago por transferência bancária, pagamento de serriços no atm, através do seu corretor ou nos serviços de tesouraria da moçambique companhia de seguros.

- Onde posso obter informação sobre o meu sinistro?
Para obter informação sobre o seu sinistro, pode contactar os serviços da moçambique companhia de seguros através do e-mail sinistros@mcs.co.mz ou, em alternativa, por telefone ou deslocando-se ao nosso centro de sinistros ou a qualquer balcão da companhia.